Menu
  • 001

Museu Digital – Matéria Revista Revide

001

Instituto lança Museu Digital Odilla MestrinerA obra e a vida da artista ribeirãopretana Odilla Mestriner agora pode ser conhecida e pesquisada no Museu Digital

O Museu Digital Odilla Mestriner foi lançado na última sexta-feira, dia 23, durante Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. O projeto de desenvolvimento da plataforma virtual – de responsabilidade José Eduardo Santarem Segundo, mestre e doutor em Ciência da Informação – começou em 2012. Período em que o acervo da artista plástica passou por um processo de organização, classificação, catalogação, indexação e digitalização.

Leia mais: Plataforma virtual reunirá obras de Odilla Mestriner 

Além de José Eduardo, participaram do evento Tadeu Chiarelli, professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA USP e diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP; Fernando Tassinari, formado em Ciências da Informação e da Documentação; os integrantes do Instituto Odilla Mestriner e o irmão da artista, Antônio Mestriner.

O professor Tadeu Chiarelli falou da importância da criação do Museu Digital e da representatividade da artista Odilla Mestriner. “Ribeirão Preto foi a primeira cidade do interior do Brasil a manifestar um núcleo de produção e reprodução da arte contemporânea. A presença de Odilla Mestriner em Ribeirão Preto servia como parâmetro para as novas gerações que surgiam nos anos 70, 80”.

O Museu Digital pode ser acessado pelo site do Instituto: www.odillamestriner.com.br

Estão disponíveis obras de arte, catálogos de exposições, clipping de jornais, textos literários e científicos, fotografias, estudos e trabalhos de pesquisa de Odilla Mestriner. “O material é muito extenso e ainda há bastante coisa para ser catalogada e disponibilizada no Museu Digital. Mas as obras e alguns catálogos com textos de curadorias já podem ser visitados digitalmente”, explica José Eduardo Santarem Segundo.

Revide on-line
Foto: Júlio Sian

* Publicado em 26/05/2014

Fonte: http://www.revide.com.br/gerais/instituto-lanca-museu-digital-odilla-mestriner/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *