Menu

O INSTITUTO

o_instituto-2-1

Instituto Odilla Mestriner

Odilla Mestriner deixa um legado, com um número de obras fantásticas de várias fases dos seus 52 anos de carreira. A artista escolheu as obras que ficariam para o acesso da comunidade em geral, do município, do Brasil e exterior.

A família tornou realidade um anseio de Odilla, fundando o Instituto Odilla Mestriner, que desde 2009, ano de sua morte, passou a funcionar.

A grande parceira do instituto é a USP, Universidade de São Paulo,  que através do curso de Ciência da Informação e Catalogação, da Faculdade de Filosofia e Letras, empreende suas pesquisas, com  seus alunos que estagiam no local, sob coordenação dos professores-doutores.

o_instituto-3-1

Dentre as ações foi criado especialmente um sistema de catalogação das obras para levantamento geral que inclui: pesquisa das obras do próprio acervo, sob a supervisão no início de todo processo, do professor Edberto Ferneda.

As estagiárias, na instalação do Instituto, tiveram a supervisão da professora-doutora Giullia Crippa. Hoje, com a criação do Museu Digital, o professor-doutor José Eduardo Santarém Segundo coordena através da Universidade, todo o feito em relação à linguagem de armazenamento das informações sobre a obra e vida da artista.

Após seu falecimento, Odilla já angariou homenagens importantes nas edições literárias sobre sua bibliografia, com o livro “A Saga de Odilla Mestriner”, pelo autor e irmão Antonio Mestriner.

 

Críticos e curadores importantes do cenário das Artes Visuais são parceiros constantes do Instituto, como Tadeu Chiarelli, Jacob Klintowitz e Ricardo Resende, reiterando o desejo de o Instituto Odilla Mestriner seguir adiante, no sentido de perpetuar à sociedade em geral, o nome e a obra instigante de Odilla.

A Presidência do Instituto é da irmã, doutora em Serviço Social, Maria Luiza Mestriner.