Menu

Exposições

Exposições

 

 

30 de junho a 31 de agosto de 2012

.

Museu Olho Latino expõe parte do acervo Municipal

no 21º Encontro de Artes Plásticas

A mostra especial Gravura Revista, pertencente ao 21º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia, está aberta de 30 de junho a 31 de agosto, no Museu Olho Latino. A mostra é composta por gravuras do acervo municipal realizada por onze artistas.

O curador do Museu Olho Latino, Paulo Cheida Sans, escolheu as gravuras entre as obras que compõem o significativo acervo do Museu Municipal “João Batista Conti”, situado na Estância de Atibaia, SP, e constituído, na maioria, por obras premiadas nos Encontros de Artes Plásticas realizados, um dos salões mais antigos do Estado de São Paulo, tendo sido realizado em sua 1ª edição em 1969.

Pedro Seman
“Salubá, Iansã”
Gravura
1970

Cheida diz que a mostra é composta por importantes nomes, como o da artista Odilla Mestriner, de Ribeirão Preto, SP, que faleceu em 2009. Odilla participou de sete edições da Bienal de São Paulo e de vários salões e festivais de arte importantes. Ganhou vários prêmios, entre eles: Prêmio Aquisição Itamaraty na X Bienal; Prêmio Leiner de Desenho em 1961; e Melhor Desenhista pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1973.

O curador menciona também o gravador Paulo Menten, artista que morreu no ano passado. Menten participou de atividades culturais em Atibaia como gravador e agente cultural no final da década de 60. Fixou residência em Londrina, PR, por muitos anos. O artista participou das IX, X e XII Bienal de São Paulo e, em sua homenagem, foi fundado o Museu de Gravura com seu nome em Campo Mourão, PR.

Participam da mostra Gravura Revista os seguintes artistas:

Alderico A. de Freitas, Boris Arrivabene, Hanna Henriette Brandt, José Lino Zechetta, Lucila de Toledo Mezzotero, Mary Kuperman, Néle Azevedo, Odilla Mestriner, Paulo Menten, Pedro Seman e Yvan Moscatelli.

A mostra Gravura Revista está no Museu Olho Latino, mezanino do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, e os artistas selecionados e premiados do 21º Encontro de Artes Plásticas ocupam os demais espaços expositivos. O evento acontece na Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511- Parque das Águas, Atibaia, SP, e é um projeto realizado pela Secretaria de Cultura e Eventos – Prefeitura de Atibaia com o apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

.

.
.

Exposição: Gravura Revista – Obras do Acervo do Museu Municipal João Batista Conti– Mostra integrante do 21º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia
Curadoria do Museu Olho Latino: Paulo Cheida Sans.
Expositores:
Alderico A. de Freitas, Boris Arrivabene, Hanna Henriette Brandt, José Lino Zechetta, Lucila de Toledo Mezzotero, Mary Kuperman, Néle Azevedo, Odilla Mestriner, Paulo Menten, Pedro Seman e Yvan Moscatelli.
Período da mostra: de 30 de junho a 31 de agosto de 2012.
Visitação: de terça-feira a sábado, das 09 h às 17 h.
Local: Museu Olho Latino, mezanino do Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”,
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511- Parque das Águas, Atibaia, SP.
Realização: Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura e Eventos – Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia.
Site: www.olholatino.com.br
E-mail: [email protected]

Link:http://www.olholatino.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=333:museu-olho-latino-expoe-parte-do-acervo-municipal-no-21o-encontro-de-artes-plastic&catid=75

.

.

.

2011

 

 

Exposição: “UMA NOBRE MISSÃO: ARTE PARA TODOS

.

As obras de Odilla Mestriner integram novamente o Espaço Citi em São Paulo, na Av. Paulista n°1111. 

 
Sob curadoria de Jacob Klintowitz, de 30 de maio a 17 de Junho, exposição inclui a arte de Odilla Mestriner ao lado de Marcello Nitsche, Antonio Peticov, Cesar Romero, Claudio Tozzi, Carola Trimano, Eros Oggi, Juan Muzzi, Maurício de Sousa, Maurício Parra, Neto Sansone.

Exposição, “Uma nobre missão: arte pra todos” ,é alusiva à indicação do Espaço Cultural Citi  pela Associação Brasileira de Críticos de Arte ao Prêmio Rodrigo de Mello Franco de Andrade como uma das três instituições culturais do país que mais serviço prestaram à causa da arte. Estar entre os três indicados, dado a excelência do colégio, é um reconhecimento gratificante.  O “arte para todos” do título se refere à multiplicidade de oportunidades para conviver com a arte, a verdadeira missão das instituições culturais. Acho abominável certas tendências que pretendem o rebaixamento da linguagem artística para favorecer os pobres. É uma maneira de ofender os dois, a arte e os carentes. É por acreditar na possibilidade da ampliação da consciência que escolhemos Marcello Nitsche, Antonio Peticov, Cesar Romero, Claudio Tozzi, Carola Trimano, Eros Oggi, Juan Muzzi, Maurício de Sousa, Maurício Parra, Neto Sansone e Odilla Mestriner,  comoventes artistas de alta individuação e que estão na história do Espaço Cultural Citi.

 

 

2010

26/01/10 – 12/03/2010 – Ex posição – A Obra e o Destino

1ª EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ODILLA MESTRINER  ACONTECE  COMO  TRIBUTO À ARTISTA NO ESPAÇO CITI EM SÃO PAULO.

O Espaço Cultural Citi na Avenida Paulista em São Paulo expõe obras da artista plástica Odilla Mestriner, cuja inauguração aconteceu dia 26 de janeiro e irá até 26/fevereiro/2010. O evento teve a colaboração da família da artista, por meio da cessão do acervo dos colecionadores Maria Luiza Mestriner, Paulo Sérgio Ribeiro e Rogério Ruiz.

Jacob Klintowitz é o curador da exposição. A inauguração contou com um excelente número de pessoas, entre apreciadores de arte, críticos e artistas e inclui 35 obras que representam diversas fases da artista e encantou todo o público presente.

O Espaço Cultural Citi (Av. Paulista, 1111, térreo, fone 11.4009.3000)  fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. Acesso a portadores de deficiência física pela Alameda Santos, 1146. A entrada é gratuita. A exposição seria até o dia 26 de janeiro, devido ao sucesso de público foi prorrogada até o dia 12 de maço deste mesmo ano.

 

 

2009

26/08/2009 – Visita do Secretário de Turismo de Ribeirão ao acervo.

No dia 26 de agosto, o Secretário do Turismo de Ribeirão Preto,  Humberto S.Pereira Lima  visitou o acervo “Odilla Mestriner” . A visita foi bastante oportuna e muito honrou toda a  equipe de trabalho coordenada pela sobrinha da artista, Bia Mestriner, que juntamente com seu irmão Paulo Henrique Mestriner, puderam  apresentar ao Secretário o trabalho realizado pela equipe de estagiárias da USP, que é o de catalogar todo o acervo da artista.

Visita do Secretário Municipal de Turismo..

 

 

19/06/ 2009 – SALÃO DE IDEIAS EM HOMENAGEM A ODILLA MESTRINER NA 9ª FEIRA NACIONAL DO LIVRO DE RIBEIRÃO PRETO

 PARTICIPAÇÕES

JACOB KLINTOWITZ , curador do MuBE (Museu Brasileiro de Escultura) eautor do Livro ODILLA MESTRINER e RICARDO RESENDEdiretor de Artes Visuais da FUNARTE. Intermediador: Nilton Campos, Diretor do MARP

No dia 19 de junho, integrando a programação da Feira do Livro de Ribeirão, o jornalista, escritor e crítico Jakob Klintowitz participou de um debate, juntamente com o diretor do Centro de Artes Visuais da FUNARTE, Ricardo Resende, sobre a obra da artista plástica ribeiraopretana Odilla Mestriner.

“A arte da Odilla trabalha tanto o ideal coletivo, quanto o ser individual, passando também pelo universo agrícola e pelo conceito sentimental, como se estivesse escrevendo um verdadeiro diário de bordo”, sintetiza Jacob Klintowitz.

Na sequência, Ricardo Resende leu um compilado de textos sobre a obra da artista plástica e destacou que Odilla foge do comum ao denunciar, por exemplo, a destruição ecológica e misturar simbolismo com lucidez.

Durante o encontro, o público pôde também apreciar algumas obras de Odilla Mestriner, como “O Touro” (1958), “O homem e seu signo” (1975/76), “Recomendados” (1986), “Poluídos” (1986) e “Cercados” (2002).

 

17/06/2009 – INAUGURAÇÂO GALERIA BANCO DO BRASIL

Banco do Brasil inaugurou no dia 17 de junho de 2009 galeria de arte e homenageia os artistas plásticos da cidade Odilla Mestriner, Bassano Vaccarini, Francisco Amêndola, Pedro Manuel Gismondi e Leonello Berti em comemoração aos 153 anos de Ribeirão Preto.

O Banco do Brasil, agência da rua Duque de Caxias, centro da cidade, inaugurou na noite da última quarta-feira, uma galeria de arte com exposição dos principais nomes das artes plásticas da cidade, como Bassano Vaccarini, Francisco Amêndola, Leonello Berti, Odilla Mestriner e Pedro Manuel-Gismondi. A mostra, que permaneceu aberta ao público até o dia 30 de junho, faz parte da programação dos 153 anos de Ribeirão Preto, tem como curador, Dante Veloni, e contou com a presença da prefeita Dárcy Vera e representantes das famílias dos homenageados.

A Prefeita Darcy Vera na ocasião da noite de inauguração comprometeu-se a apoiar o Instituto Odilla Mestriner, direcionando à Secretária Municipal da Cultura, Adriana Silva, o pronto atendimento à família Mestriner quanto à criação do referido instituto.

Também estiveram participando do evento Bia Mestriner (sobrinha) de Odilla Mestriner, representando a família,  Thor Crespi Amêndola (filho) e Irene Amêndola (esposa) do artista Francisco Amêndola, Abranche Fuad Abdo (secretário de Obras), Nilton Campos, diretor do Marp, Adriana Silva (Cultura) Dulce Neves (presidente da Comissão de Festejos), Fernando Portari (tenor) Rosana Lamos (soprano), Rubens Ricciard (maestro), Dante Veloni (curador da exposição), Ricardo Massarerti, superintendente regional de governo do BB e Cláudia Casavecchia, gerente regional, entre muitos outros artistas plásticos.

 

bancodobrasil17-06 foto de Natal

 

 

 

 

salabancodobrasilII

* Fotos de Carlos Natal